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segunda-feira, 31 de maio de 2010


Boa noite !

Hoje vou postar a sinopse de um entre muitos livros indicados para o estudo do autismo , este em especial me chamou mais atenção , a história é realmente incrivel .Vale a pena conferir !

NASCIDO EM UM DIA AZUL

DANIEL TAMMET


Em 'Nascido em um dia azul', Daniel Tammet relembra sua infância, quando se sentia isolado e limitado pela incapacidade social que marca pessoas como ele - um portador da síndrome de Savant e da síndrome de Asperger. Crianças com esses distúrbios têm dificuldades de relacionamento, de compreender frases ou piadas de duplo sentido, de captar nuances emocionais do comportamento humano ou de dirigir automóveis. Apesar dessas limitações, ele se tornou professor de línguas estrangeiras, é atração de programas de televisão e de universidades com suas habilidades singulares para fazer cálculos com velocidade, graças à forma especial como consegue lidar com números.

domingo, 30 de maio de 2010


Olá!

Ontem decidimos como irá ser a nossa camiseta de concientização, e também vamos pedir segunda ao diretor de nossa escola a permissão para usa-lá dia 18 de junho dia do ORGULHO AUTISTA.

Bom final de domingo a todos


Aqui esta ela oque acharam?


sexta-feira, 28 de maio de 2010

Entrevista-Cema

Dia 17/05 visitamos o CEMA(Centro de Especilização Municipal do Autista),que se encontra em nossa cidade,anotamos assim alguns pontos chaves que vamos postar:
- Método utilizado pelo Cema é o TEACCH;
- È realizada triagem após o diagnóstico e encaminhamento;
- As salas tem 4 alunos, eo trabalhoé feito individualmente;
- Os pais podem se dizer cooterapeutas;
- Uso do painel visual da rotina;
- Expressão corporal e verbal os ajuda na percepção.

Agradecemos ao Cema por ter nos recebido e por sua atenção!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Olá!
Hoje vou postar, Critérios Diagnósticos para autismo infantil, segundo a CID -10:
Anormalidades qualitativas na interação social recíproca, manifestadas pelo menos em dois itens:
Falha no contato olho a olho, expressão facial, postura corporal e gestualidade, reguladores da interação social.
Falha em desenvolver relacionamentos com outras crianças (envolve repartir interesses, atividades e emoções).
Raramente procura o conforto ou afeto de outras pessoas, quando em situações de estresse ou angústia; raramente oferece conforto ou afeto para as pessoas que estão em estresse ou infelizes.
Ausência de procura espontânea para dividir brincadeiras, atividades e tarefas com outras pessoas.
Falta de reciprocidade sócio-emocional, demonstrada por uma resposta comprometida ou desviante às emoções de outras pessoas, ou falta de modulação do comportamento de acordo com o contexto social.
Comprometimentos qualitativos na linguagem, manifestados em pelo menos um dos itens:
Atraso ou falta total do desenvolvimento da linguagem verbal que não é acompanhada de uma tentativa compensatória, por de gestos e mímica, como um modo alternativo de comunicação.
Falha em desenvolver jogos de “faz de conta” ou jogos de imitação social (quando mais jovens).
Falha em iniciar ou sustentar diálogos.
Uso da linguagem de forma repetitiva e estereotipada ou uso idiossincrático de palavras ou frases.
Padrão repetitivo, restrito e estereotipado de comportamentos, interesses e atividades, manifestadas em pelo menos um dos itens:
Preocupações excessivas com padrões repetitivos e estereotipados de interesses.
Apego compulsivo e não funcional a rotinas e rituais específicos.
Maneirismos motores repetitivos e estereotipados.
Preocupações com partes dos objetos ou elementos não funcionais do material lúdico.



informações tiradas do site: www.adacamp.org.br

terça-feira, 25 de maio de 2010

Bom dia , estamos postando da escola , durante a aula de projetos .E hoje , depois de muito falar em conscientização vamos colocar aqui,Coisas que você pode fazer para ajudar na conscientização do autismo:
1 – Usar o pin azul com o desenho de uma peça de quebra cabeça durante todo o mês de abril e quando as pessoas perguntarem você pode falar sobre o autismo e o porque de você estar vestindo;
2- Mudar as fotos do orkut e perfil no twitter ou facebook com a peça azul do quebra ou com o logo da campanha light it up: Blue e repassar para 10 amigos;
3- Digitar todos os seus emails em AZUL e colocar o logo Light It UpBlue na assinatura durante todo o mês de abril;
4- No dia 2 de abril vestir uma peça de roupa azul, camiseta ou calça e pedir pra seus amigos, familiares ou colegas de trabalho para vestirem também, tirar fotos e repassá-las. Publicar em flickr, orkut, twitter, facebook;
5- Cozinhar um bolo com o desenho da peça de quebra-cabeça Azul, de preferência todo em azul e levar pra escola, pro trabalho e dividir com seus amigos explicando o porquê;
6- Avisar aos responsáveis de igrejas, congregações para que falem do dia em seus Cultos, Missas e Celebrações, etc.
Existem várias maneiras de participar.
Divulgue e ajude essa causa tão importante.

muito obrigada , vamos caminhar juntos ?

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Boa tarde galera !

Vamos postar hoje pontos importante de entrevistas feitas com profissionais que atuam na area da saude , que atendem a pacientes portadores do espectro autista .

Fonoaudióloga Dra. Elisa

- Período Gestacional : Bebê que pouco reage , alheio.

- Desde o 1º momento de vida encontra dificuldades , é um bebê que pouco chora e se alimenta por necessidade

- Demonstra pouca troca

>> Com relação ao trabalho dos profissionais :

- Devem mostrar segurança , respeitar o 1º momento.

- Ensinar o contato

- Trabalhar vias aferente e eferente .

Neuropediatra Dr. Egeu

- Diagnóstico Funcional

- Não há idade específica para a descoberta da doença

- Neurologista : faz o diagnóstico funcional e busca a causa .

- Tratamento : apoio da instituição e familia

Medicamentoso : tem a função de melhorar o comportamento e diminuir a ansiedade

- Avaliar a evolução das condições do paciente :

* Socialização

* Desenvolver Linguagem

* Defesa de determinadas situações

- O caminho para cura esta ligado ao melhoramento de recursos dos transtornos do desenvolvimento.

Qualquer duvida a respeito da informações aqui postadas , podem ser esclarecidas pelo e-mail:

projetoautismo.trajanocamargo@hotmail.com

caso não saibamos responder suas duvidas , procuraremos nos informar a respeito , para responder-las de forma coerente .

Obrigada .

terça-feira, 18 de maio de 2010


Olá pessoal !


Hoje vou postar o link de um dos episódios da série Mental .
Este , mostra uma garota autista , cujo pai foi morto , e apenas ela foi testemunha do crime. Durante a trama , pode-se perceber o comportamento da garota em relação aos acontecimentos por ela vividos , sua hipersensibilidade ,e outras características do espectro autistico.
Vale a pena conferir !

http://mundofox.com.br/br/videos/mental/piano/30631402001/