Powered By Blogger

sábado, 22 de janeiro de 2011

Porque o AUTISMO é mais comum entre meninos


O mais novo estudo sobre o assunto vem do Canadá. Pesquisadores do Hospital for Sick Children, em Toronto, identificaram um gene que pode explicar a maior incidência do autismo entre os meninos. Segundo a pesquisa, os meninos apresentam uma alteração de DNA no cromossomo X. Os resultados foram publicados no Science Translational Medicine.



Eles analisaram os genes de dois mil indivíduos com autismo e compararam com o grupo de controle, sem a síndrome. Um por cento dos meninos com autismo tinha mutações no gene PTCHD1, encontrado no cromossomo X. As irmãs desses meninos, mesmo com a mesma mutação, não foram afetadas.

Isso é possível porque, enquanto os homens carregam o X das mães e o Y dos pais, as mulheres têm dois cromossomos X. É como se o cromossomo sadio anulasse o “doente”.

Ainda é cedo para comemorar. Os pesquisadores sabem que é preciso aprofundar as pesquisas sobre esse gene, mas, no futuro, eles esperam usar essa descoberta para diagnosticar o autismo mais rapidamente e também para indicar novas terapias.


Fonte:http://entretenimento.r7.com/blogs/mulher-20/2010/09/17/pesquisadores-descobrem-porque-o-autismo-e-mais-comum-entre-meninos/

Um comentário:

  1. OLÁ, AMEI O BLOG, SOU ACADEMICA DE UM CURSO DE PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, TENHO UM FILHO DE TRÊS ANOS, SE CHAMA MIGUEL ELE TEM UMA ALTERAÇÃO NNO QUARTO CROMOSSOMO. ME INTERESSO MUITO POR ASSUNTOS RELACIONADOS A ESTA TEMÁTICA.
    O BLOG É INTERESSANTE, ADICIONEI EM MEUS FAVORITOS E SEMPRE VISITAREI.
    BOA A INICIATIVA...
    PARABÉNS...
    ANA CRISTINA.

    ResponderExcluir