Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de junho de 2010


Olá pessoal , hoje é um dia extremamente importante não só para os Autistas e para o nosso Projeto, mas também para toda a sociedade !
Em nossa escola utilizamos cartazes e camisetas como forma de mobilização e conscientização , participe vocês também !
Hoje vou postar um texto informativo , sobre o ORGULHO AUTISTA ! Espero que gostem (:

O Dia do Orgulho Autista começou a ser celebrado em 18 de junho de 2005.

É uma celebração da neurodiversidade dos indivíduos do espectro autista, para promover o conceito de que aqueles identificados como autistas não sofrem de um mal patológico, assim como quem tem a pele escura não sofre de uma doença de pele.

Os defensores do Orgulho Autista acreditam que a noção de pureza racial, em termos de raça humana como um todo, permeia a ciência médica, que parece refletir uma crença de que todo o cérebro humano seria idêntico. Os defensores do orgulho autista alegam que a noção de que haveria uma estrutura ideal e, por isso, desejável para o cérebro humano leva muitos praticantes da Psiquiatria a assumir que qualquer desvio requer uma "cura" para conformar à norma neurotípica. Acreditam que, no mínimo, deveria haver maior respeito para com os membros da comunidade autista como indivíduos únicos.

Os defensores do Orgulho Autista lembram que a homossexualidade já foi classificada como uma forma de doença mental que poderia ser tratada medicamente com terapia hormonal de redução da libido. Só o movimento pelos direitos gays, buscando a meta da tolerância social com a diversidade de orientação sexual fez tal classificação se tornar obsoleta. Uma das mais constantes expressões desse movimento é "orgulho gay". O Dia do Orgulho Autista espera dar início ao mesmo processo de educação e ativismo, com as metas de promover os direitos humanos básicos dos autistas e criar um lugar válido para a voz e os talentos desses indivíduos na sociedade moderna.

O Dia do Orgulho Autista é uma iniciativa de "Aspies for Freedom". Este grupo pelos direitos do autismo visa educar o público em geral com tais iniciativas para acabar com a ignorância dos temas que envolvem a comunidade autista.

O tema para 2005 foi "Aceitação; não cura". Haverá um novo tema a cada ano.
O principal evento de 2005 foi uma parada em Seattle, Washington, EUA.


ORGULHO AUTISTA
O autista choca a sociedade em que vive, pois balança seu corpo, fala muito alto, não percebe que o outro está a sua frente e o atropela; enfim, não tem o “traquejo social” esperado para indivíduos de sua idade. Isso gera rejeição, e em vez de melhorar, o autista “se fecha” ainda mais, portanto, resolvemos aderir à luta de um grupo de autistas norte-americanos que conseguiu sensibilizar o mundo e criar o Dia do Orgulho Autista, que será comemorado no dia 18 de Junho.

Abracemos esta idéia. Façamos do dia 18 de Junho, no Brasil, um dia de ACEITAÇÃO das características do indivíduo autista tais como são, e de RESPEITO, porque todo indivíduo merece, inclusive o autista.

SEJA CONSCIENTE, ACEITE O DIFERENTE, NÃO EXCLUA.

3 comentários:

  1. Fonte:
    answers.com
    http://www.answers.com/topic/autistic-pride-day

    ResponderExcluir
  2. O texto informou-nos muito bem sobre a data, por que surgiu e tudo o que está acerca deste dia, parabéns e conte comigo como sendo uma das mobilizadoras e apoiadoras deste projeto! Muito bom mesmo, parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou ! Muito obrigada mesmo , pelo apoio e incentivo sempre (:
    Vamos contar sim S2'

    ResponderExcluir